Bullying Na Escola






Bullying na Escola: Tipos, Consequências e Prevenção

Bullying na Escola: Tipos, Consequências e Prevenção

O bullying escolar é um assunto grave que afeta milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo. Esse comportamento prejudicial pode causar danos profundos e duradouros às vítimas, comprometendo seu bem-estar emocional, social e acadêmico. Neste artigo, exploraremos os diferentes tipos de bullying, suas consequências, como prevenir e identificar sinais de bullying, e o que fazer caso ele ocorra. Também abordaremos a legislação relacionada ao bullying escolar, incluindo o bullying homofóbico e o cyberbullying.



O que é Bullying Escolar?

Bullying escolar é um comportamento agressivo e intencional, praticado de maneira repetitiva, que envolve um desequilíbrio de poder entre o agressor e a vítima. Pode ocorrer de várias formas, incluindo agressão física, verbal, psicológica e virtual (cyberbullying).

Conceito de Bullying

“De modo geral, conceitua-se bullying como abuso de poder físico ou psicológico entre pares, envolvendo dominação, prepotência, por um lado, e submissão, humilhação, conformismo e sentimento de impotência, raiva e medo, por outro. As ações abrangem formas diversas, como colocar apelidos, humilhar, discriminar, bater, roubar, aterrorizar, excluir, divulgar comentários maldosos, excluir socialmente, dentre outras.”

Marilena Ristum – Impactos da Violência na Escola – Um Diálogo com Professores

Tipos de Bullying Escolar

  • Bullying Físico: envolve agressões corporais, como socos, chutes, empurrões e outros tipos de violência física.
  • Bullying Verbal: inclui insultos, xingamentos, provocações e ameaças.
  • Bullying Psicológico: prejudica a autoestima e a confiança da vítima por meio de ações como espalhar rumores, exclusão social ou comentários depreciativos.
  • Cyberbullying: o uso de tecnologias digitais para assediar, ameaçar ou humilhar alguém anonimamente e com grande alcance.
  • Bullying Homofóbico: dirigido a indivíduos devido à sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Consequências do Bullying Escolar

As consequências do bullying escolar são profundas e variadas, afetando tanto as vítimas quanto os agressores e a comunidade escolar como um todo. A Associação Americana de Psicologia (APA) destaca que as agressões contínuas dentro do espaço escolar podem fazer com que crianças evitem ou


Vídeos Recomendados

Posts Similares

  • Bully Jonas Brothers

    Bully Jonas Brothers: Um Olhar sobre o Significado da Música Bully Jonas Brothers: Um Olhar sobre o Significado da Música A música “Bully” dos Jonas Brothers tem conquistado ouvintes por todo o mundo, mas o significado por trás das letras pode ser interpretado de várias maneiras. A palavra “bully” é frequentemente associada a comportamento agressivo…

  • Bullying Mapa Mental

    Bullying Mapa Mental Mapa Mental: O Problema do Bullying nas Escolas O bullying é uma questão preocupante em escolas dos EUA e de outros países, com um grande número de crianças sendo afetadas. De acordo com um estudo financiado pelo National Institute of Child Health and Human Development (NICHD), mais de 16% dos estudantes norte-americanos…

  • Bullying Jogo Ps2

    Bullying in U.S. Schools and the Impact of Cyberbullying Bullying is a widespread problem in American schools, with more than 16 percent of U.S. school children reporting that they had been bullied by other students during the current term, according to a survey funded by the National Institute of Child Health and Human Development (NICHD)….

  • Bullying E Cyberbullying

    Bullying e Cyberbullying: como identificar, prevenir e apoiar crianças e adolescentes Bullying e Cyberbullying: como identificar, prevenir e apoiar crianças e adolescentes Embora a sociedade como um todo esteja evoluindo em muitos aspectos, a parte emocional dos indivíduos e a forma de lidar com ela ainda é algo desafiador no que diz respeito ao convívio…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *